O caminho da educação
14 dez 2018
Tem um trecho de uma música que pode nos ajudar a entender um pouco esse caminho. Ela diz assim:
“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar”
Perceba que a música começa com o verbo SER e finaliza a estrofe com o verbo ESTAR e é sobre isso que precisamos refletir.
Precisamos refletir sobre todas as vezes que não somos e não estamos. Essa música tem muito a nos ensinar, ela nos alerta sobre os significados preciosos da educação mais essencial e de sentido para uma criança, essa educação se constrói em: SER e ESTAR.
Recorde se alguma vez a tela do seu celular foi mais importante que construir afeto, memória, segurança, presença.
“A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer”
Lembre-se: Tudo passa! Mas que não passe a chance de construir no caminho educacional as lições mais importantes da vida.
Essa música se chama “Caderno” e esse primeiro caderno da vida, as primeiras lições de vida, são as mais significantes, pois forma o alicerce, a base. Uma criança vive o dia após dia da construção de sua identidade e muitos vazios no alicerce podem mais na frente resultar em vazio emocional. Construa com sua criança um alicerce firme! Rabisque esse caderno da vida com lições de SER e ESTAR.
Sabe aquele caminho educacional que falamos ali no título? A nossa primeira lição é essa. Essa é a escola mais importante de uma criança.
Vamos fazer um desafio de SER e ESTAR?
1- Uma refeição na mesa e sem celular, tv, ipad.
2- Em casa o celular somente para emergência
3- Convívio, brincadeiras e conversas sem uso da tecnologia.
Não tenha pressa para retomar a tecnologia que afasta o convívio real, rabisque bastante o caderno da vida e deixe na construção do alicerce A SUA PRESENÇA. Essa presença resultará nas melhores lições de vida para você e seu filho.
Kelly Thaysy Lopes Nascimento
Tatyana Melo