[layerslider id="15"]

Como se preparar para as festas de fim de ano

Como se preparar para as festas de fim de ano
02 nov 2018

CAPA BRAZILUSA SOUTHFLORIDA SETEMBRO_OUTUBROTodo mês de dezembro a história se repete: deixamos a compra dos presentes e a organização das festas de fim de ano para a última hora e o momento que deveria ser prazeroso acaba se transformando em uma enorme dor de cabeça. Caso não tenha reparado, estamos no começo de novembro, o que em outras palavras significa que a contagem regressiva já começou. Quem tem filhos deve dar início à decoração de Natal logo após o Thanksgiving, assim o ambiente está pronto logo no começo de dezembro e as crianças podem curtir bastante a decoração e o clima de festas.

Decoração:
Como é uma época festiva, a ideia é caprichar nos enfeites que darão o tom à festa, entre eles, velas, objetos e arranjos. Além da ambientação, dá para adiantar a lista de convidados, pensar nos pratos que serão servidos, comprar os presentes, checar a quantidade disponível de louças e talheres, e se for o caso, orçar um serviço de copeira ou garçom para ajudar no dia. Fazer as compras de supermercado, além de pensar em como organizar a casa para receber os amigos e familiares. O bom dessa lista de tarefas é que ela pode ser seguida antes de qualquer festa, em qualquer época do ano.

Convidados:
Saber a quantidade de pessoas é essencial para conseguir organizar os demais preparativos do evento. Independente do motivo da festa – amigo secreto, Natal, Ano Novo ou apenas uma reunião com os amigos ou com a família -, vale a pena fazer um convite: pode ser só um Save the Date, enviado por e-mail, informando a data e o horário da festa. E não se esqueça de pedir uma confirmação de presença. Depois de pronta, divida a lista em três partes: mulheres, homens e crianças. Assim fica mais fácil na hora de calcular a quantidade necessária de comidas e bebidas.

Menu:
O cardápio da festa também deve ser planejado com antecedência. Algumas entradas, como tortas e quiches, podem ser preparadas e congeladas algumas semanas antes. Como prato principal, as carnes mais utilizadas são peru, tender, pernil e peixe. Duas dessas opções já são suficientes. Depois de definir o menu, é preciso decidir se a ceia será encomendada, feita inteiramente pela dona da casa ou dividida entre os convidados. Uma boa dica é encomendar só o prato principal, como o peru, que costuma dar bastante trabalho para fazer.

Hora das compras:
O próximo passo é elaborar a lista de compras. Para economizar e fugir das filas dos supermercados, aproveite para comprar bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis com a maior antecedência possível. Geralmente calculamos de seis a sete tipos de alimentos, entre entradas e pratos principais. Quanto às bebidas, o cálculo é de uma garrafa de vinho ou espumante para cada duas pessoas, uma garrafa de destilado para 10 convidados e 700 ml de bebida não alcóolica para cada um. Não se esqueça de comprar água e gelo.

Presentes:
Para evitar filas e dores de cabeça desnecessárias, assim como as compras, também não deixe para comprar os presentes na última hora. Use a internet para pesquisar produtos e comparar preços, que podem variar bastante nessa época do ano. Caso não seja possível presentear todos, uma opção é organizar um amigo secreto. E se for difícil reunir os participantes antes da festa, é possível fazer o sorteio dos nomes através da internet em sites como amigosecreto.com.br

Defina seu orçamento
Quase o último em nossa lista, porém o principal e primeira coisa a ser feita é o seu orçamento. É muito fácil para os gastos desta época saírem do controle – e rápido! Comece a definir seu orçamento agora para saber exatamente quanto deseja gastar em cada categoria: presentes, decoração, comida etc. Faça uma planilha dividindo o montante que vai destinar para cada categoria e siga seu orçamento à risca. Talvez o bom hábito de orçamentar fique com você por muito tempo depois que as festas acabarem!

Fique no topo de sua programação

Há tanta coisa acontecendo no seu dia a dia, quanto mais durante as festas! Anote em sua agenda as datas importantes que você sabe que precisa reservar agora como: programa de fim de ano na escola das crianças, a festa de Natal de sua empresa, alguma viagem durante este período e outros eventos que já tenha agendado. Coloque tudo no papel e marque quando você precisará confirmar presença, quando precisará começar a fazer compras, o tempo necessário para cozinhar e muito mais. Certifique-se de agendar algum tempo de inatividade também, é bom saber que você tem um dia ou um fim de semana inteiro para passar tranquilamente juntos como a família. Planeje com antecedência agora e você estará mais do que preparado no momento em que as festas chegarem!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!