[layerslider id="15"]

Benefícios da música para crianças

Benefícios da música para crianças
01 mar 2018

Não é de hoje que a música vem sendo apontada como uma das áreas do conhecimento que mais impulsionam o desenvolvimento infantil. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança. Você, com certeza, deve lembrar de alguma música que tenha marcado sua infância e, junto com essa lembrança, deve recordar as sensações que acompanharam tal execução. Além das sensações e por meio da experiência musical, são desenvolvidas capacidades que serão importantes durante todo o crescimento infantil. A linguagem musical promove a integração entre o corpo e a mente, a sensibilidade e a razão, a técnica e a criatividade.

Quando a criança canta, trabalha sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora.

Quando a criança ouve ou canta uma música vai armazenando palavras ao seu domínio linguístico. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação das frases. Nessa etapa de aquisiçao do processo da leitura e escrita, a criança é muito mais estimulada por meio da música. Através das canções infantis, as sílabas são rimadas e repetitivas e, acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, aprenderá a ler e escrever de uma forma mais prazerosa e segura.

A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória.

O que a música proporciona para crianças:

– Melhora a coordenação motora
– Desperta a sensibilidade e criatividade
– Ajuda à criança a comunicar-se
– Aumento da autoestima
– Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc.
– Ampliação de vocabulário
– Estimula o exercício físico

E então, você já está pensando em alguma música para cantar junto com seu filho? Aproveite, cante, brinque, dance e divirta-se com ele. Quando você canta ou usa a música para se comunicar com ele, existe o contato visual, a troca de olhares, o toque da brincadeira, o sorriso, tudo isso são estímulos fundamentais para um desenvolvimento saudável e feliz.

Tatyana Melo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!