[layerslider id="15"]

Brotos ou Grãos Germinados

Brotos ou Grãos Germinados
25 nov 2017

Para quem não abre mão de ter uma alimentação saudável e equilibrada, os brotos são uma excelente opção para incrementar o cardápio, porque são leves, nutritivos, ricos em minerais como fósforo, magnésio, zinco e cálcio, e ainda possuem baixas calorias. Também auxiliam no funcionamento do intestino e proporcionam a sensação de saciedade que ajuda na perda de peso.
São excelente fonte de proteína, ideal para quem realiza atividades físicas, vegetarianos ou simplesmente para quem busca uma melhor qualidade de vida.
Os brotos são plantas em estagio inicial de vida e carregam uma alta concentração de nutrientes essências para manter as funções vitais como a renovação celular. São considerados alimentos biogênicos ou curadores da vida, e muito comuns nas culinárias orientais e indianas. O consumo de brotos tem crescido muito, como complemento de saladas, sanduiches, farofas, sucos, molhos, omeletes e em
diversas receitas.
Como preparar:
Os brotos devem ser bem lavados em água filtrada e bem escorridos. Podem ser servidos crus em saladas ou sanduíches, refogados rapidamente em azeite de boa qualidade ou cozidos por 15 segundos em água fervente. Existe uma grande variedade de brotos disponíveis para consumo, sendo que os mais comuns são os de feijão, bambu, alfafa, quinua, brócolis, trigo, girassol, trevo e ervilha.
Cada um deles possui propriedades nutritivas diferentes que variam conforme o tipo. Você pode encontrar com facilidade os brotos em Green Market ou alguns mercados. Abaixo segue a descrição e as funções de alguns brotos.
Broto de Alfafa: é um dos ingredientes indispensáveis ao suco de clorofila. Ele melhora a oxigenação do sangue, tem ação detoxificante e depurativa, além de reduzir o excesso de radicais livres. O broto de alfafa é rico em saponinas, substâncias que ajudam a dissolver as placas de gordura das artérias e controlam o colesterol.
Broto de Soja: riquíssimo em vitamina C e diurético
Broto de Quinua: rico em vitaminas B1, B2, B3, B6, que dão mais energia ao corpo, ácido fólico e ferro aparecem à vontade no broto da quinua. Ainda há outros minerais, além do ferro, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a sua disposição, como o cobre,magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco.
Broto de Lentilha ou Broto de Ervilha: O broto destes grãos contém vitaminas C, E e ácido fólico. Entre os minerais, é possível listar o ferro, fósforo e potássio – mineral que fortalece todos os seus músculos, incluindo o coração. Além de conter proteínas, que somam aproximadamente 24% de sua composição.
Broto de Feijão: dos oito aminoácidos essenciais que necessitamos no nosso corpo, o broto de feijão, (moyashi) são ricos em sete, superando a carne e o ovo em alguns casos. Rico em vitaminas e minerais, como as vitaminas C, B1, B6, e K . Além de minerais Ferro, Magnésio, Fósforo, Cálcio, Potássio, Manganês, bem como os ácidos gordos ômega 3.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!